Emery é uma banda de post-hardcore formada em 2001. Desde então, está ativa entre os pioneiros do gênero, lançando seu primeiro álbum de estúdio, The Weak’s End, em 2004.

A formação atual conta com nada menos que seis integrantes, dos quais três se revezam nos vocais com maestria. Apesar de já ter enfrentado uma crise de identidade — sobre ser ou não uma banda gospel —, o Emery nunca parou. Aliás, essa consistência é um dos seus maiores méritos.
A banda teve apenas uma passagem pelo Brasil, no lendário ABC Pro HC de 2008. Portanto, este retorno é especial.
Múltiplos Vocais, assinatura da banda
Primeiramente, ao pensar em Emery, a primeira coisa que vem à mente são os vocais.
Mais do que simplesmente dividir o microfone, os integrantes constroem harmonias e contrastes vocais que definem a sonoridade da banda. De fato, não é exagero dizer que isso os coloca em outro patamar dentro do post-hardcore.
Assim sendo, nada do que eu escrever faz justiça: ouça e tire suas próprias conclusões.
Versatilidade, acústicos e melancolia
Apesar disso, mesmo vindo de uma cena pesada, o Emery sempre soube flertar com o pop e criar músicas mais acessíveis. Por conseguinte, a versatilidade é uma das marcas registradas da banda.
Além disso, os acústicos são uma parte essencial da discografia. Há músicas que nasceram com o violão, outras ganharam versões acústicas oficiais — e algumas até viraram shows ou álbuns inteiros nesse formato. Como resultado, é nesses momentos que os vocais brilham ainda mais.
Por exemplo, vale uma menção honrosa ao antigo DVD acústico (tem no YouTube!), com uma versão de “Walls” acústica e com berros.
Discografia, hits e coletâneas
A discografia do Emery é extensa. Por isso, cada álbum guarda ao menos um ou dois grandes hits.
Em outras palavras, para quem quer descobrir (ou relembrar) a banda, as coletâneas são um excelente ponto de partida. Minha favorita — e que está sempre em rotação — é Ten Years.
No entanto, não pare por aí: os álbuns completos têm muita coisa boa do início ao fim. Nesse sentido, recomendo fortemente In Shallow Seas We Sail e We Do What We Want.
Nos vemos lá!
Em suma, o show do Emery é único. Reúne todas essas qualidades ao vivo e, considerando que a banda não se apresenta no Brasil há mais de uma década, esta é certamente uma oportunidade imperdível.
Emery, Anberlin, Mae e Fresno se apresentam no Festival Polifonia – Emo Vive nos dias 4 a 8 de Junho.
🎟️ Ingressos:
Porto Alegre, clique aqui.
Rio de Janeiro, clique aqui.
São Paulo, clique aqui.

