By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
QuartEMO! – Emo, Entrevistas, Shows e Cultura Alternativa
  • Coberturas
    CoberturasVeja Mais
    The Devil Wears Prada em São Paulo: Peso, catarse e estréia
    4 Min Read
    The Town 2025 terá trem expresso, ônibus especial e operação de metrô 24 horas
    5 Min Read
    Di Ferrero leva energia do NX Zero para o The Town 2025 com show eletrizante
    2 Min Read
    Polifonia Emo Vive São Paulo: Relato de quem esteve lá
    7 Min Read
    Lucas Silveira estrela do mini doc que celebra a força do movimento emo
    1 Min Read
  • Destaques
    DestaquesVeja Mais
    The Devil Wears Prada em São Paulo: Peso, catarse e estréia
    4 Min Read
    Turnstile: Da cena hardcore ao topo das paradas. A reinvenção sonora de um dos maiores destaques da atualidade.
    6 Min Read
    PRESIDENT estreia no Download Festival em clima de mistério
    3 Min Read
    Documentário: A solidão do emo preto
    3 Min Read
    Desalmado lança clipe de “Deaf”, a faixa mais melódica de Monopoly of Violence
    3 Min Read
  • Especiais
    EspeciaisVeja Mais
    5 bandas de Portugal para você conhecer.
    6 Min Read
    Turnstile: Da cena hardcore ao topo das paradas. A reinvenção sonora de um dos maiores destaques da atualidade.
    6 Min Read
    PRESIDENT estreia no Download Festival em clima de mistério
    3 Min Read
    Emery: post-hardcore com alma e melodia
    3 Min Read
    A trilha sonora que me trouxe até aqui
    25 Min Read
  • Nossos Eventos
    Nossos EventosVeja Mais
    Miss May I: O melhor do metalcore de volta ao Brasil
    2 Min Read
    The Dead South estreia no Brasil com sua mistura explosiva de bluegrass, folk e rock alternativo
    2 Min Read
    Review: Menores Atos – FIM DO MUNDO
    5 Min Read
    Conheça o I Prevail, banda se apresenta no Brasil em Maio
    3 Min Read
    Tiny Moving Parts faz show único no Brasil em Julho
    2 Min Read
  • Drops
  • Equipe
  • Sobre
Reading: O Grilo: Tudo Acontece Agora – Viaje na parte 1 do novo álbum.
Buscar
QuartEMO! – Emo, Entrevistas, Shows e Cultura AlternativaQuartEMO! – Emo, Entrevistas, Shows e Cultura Alternativa
Font ResizerAa
Search
  • Coberturas
  • Destaques
  • Especiais
  • Nossos Eventos
  • Drops
  • Equipe
  • Sobre
Follow US
Quartemo! e Baile Emo © 2026 Todos os direitos reservados.
DestaquesEntrevistas

O Grilo: Tudo Acontece Agora – Viaje na parte 1 do novo álbum.

Walter Neto
Atualizado em: 22 de julho de 2024 21:20
Walter Neto
9 Min Read
SHARE

Com a energia de quem vai sair para viajar, mas sem precisar sair de casa, a banda O Grilo escolheu esse conceito para o novo álbum “Tudo acontece agora”. E após presenciar a apresentação desse novo álbum, conversamos com eles para saber mais um pouco sobre essa “Tour” que vai rolar nos fones de ouvidos da galera, que contem desde Katana de Elden Ring, vozes baixinhas para não acordar o colega de banda e músicas que se escrevem uma com o som da outra.

QuartEMO: Durante a apresentação do álbum e em toda a sua identidade visual, vocês destacaram a jornada, mencionando que ela não é apenas o destino das viagens ou uma forma de conhecer lugares, mas também uma fonte de inspiração, entre outras coisas. De onde veio a inspiração para este novo álbum?

Lucas: “Acho que a inspiração veio um pouco das experiências pessoais de cada um de nós. Estamos em um momento da vida em que começamos a nos tornar adultos e sentimos a necessidade de nos reinventar… Eu acredito que as viagens representam essa mudança de alguma forma.”

Gabriel: “Acho que o estado que a gente fica durante uma viagem é uma coisa muito boa. Está sempre mais aberto a novas possibilidades, novas comidas, novas pessoas e experiências. E esse estado é muito bom de se estar! Então é uma reflexão que a gente traz para as pessoas: por que a gente não pode prolongar esse estado? Ele só tem que acontecer quando a gente vai de fato de um ponto até a outro, porque a gente não pode viver isso na nossa rotina?”

Lucas: “Nada disso foi muito planejado. Não nos juntamos e decidimos vamos falar sobre isso. Mas, olhando agora, de uma certa distância, consigo perceber essa narrativa.“

Gabriel: “Horas e horas de van, ônibus e aviões, então isso fez parte da nossa rotina, a sensação que a gente teve, conhecer novas pessoas, e a gente quis passar essa sensação também para os nossos fãs”

QuartEMO: A energia de vocês durante a apresentação estava incrível, do tipo que certamente contaminaria qualquer um a dançar ou até mesmo compor uma canção de amor, mesmo sem ter alguém. Quanto essa energia influenciou na composição do álbum?

Pedro: “É uma coisa que meio que permeia a banda, porque temos uma frase que diz ‘’Porra, banda é casamento’’. Isso significa que a gente ta sempre junto, 24 horas por dia, fazendo tudo junto, então temos que se entender e criar uma vibe nossa. Então, precisamos nos entender e criar nossa própria vibe. Às vezes é estranho, mas conhecer um ao outro, respeitar os limites e gostar do trabalho e gostar da companhia.“

Gabriel: “Fizemos uma viagem para o litoral de São Paulo para finalizar todas as composições do álbum, e o mais interessante é que acabamos compondo uma música nova. Para mim, de todas as músicas do álbum, é a que expressa de forma abstrata a sensação de viagem. Chama-se ‘Horizonte’. O Fepa (Felipe Martins) tocou essa harmonia, eu gravei uma linha de baixo e depois fui dormir. Eles continuaram produzindo durante a noite, e no dia seguinte ‘Horizonte’ estava pronta.”

Gabriel: “É um pouco essa coisa do acaso, a música surgiu nesse contexto. Que bom que nesse contexto, porque a música é meio expressiva. Eu canto baixinho nela porque o Cavallari estava dormindo, então eu não podia cantar alto. Acabamos gostando da estética que isso ficou, então é meio que assim, você abraça um pouco o acaso. Essa energia é a gente.”

QuartEMO: Talvez não seja uma surpresa para muitos, mas minha favorita é “Ainda é verão”, sobre a qual já havia spoilers em agosto de 2023. Essa música teve alguma inspiração específica, seja de outras bandas que vocês acompanham ou de jornadas pessoais que estavam vivendo?

Felipe: “Então, em passo a possa, tem um solinho de guitarra ali no meio e a gente repetia esse tema muito fraquinho, baixinho e bem agudinho durante a música toda, e a gente ficou tanto tempo nessa que percebemos que a gente criou uma segunda parte, toda a harmonia do refrão de passo a passo é a harmonia base de Ainda é verão”

Pedro: “Quando eu voltei a fazer exercícios de composição eu fiz 3 paradas, uma delas era o refrão de ainda é verão”

Lucas: “Mas era outra vibe, mais violão […] você fez pensando em Terno Rei não foi?”

Pedro: “Isso, fiz pensando em Terno Rei”

Lucas: “Mas aí quando foi pra banda, a gente escrotizou”

Gabriel: “E é louco que a linha de baixo do verso, pra mim é referência a Avicii […] Foi o que veio na minha cabeça e pensei, é talvez funcione, Mas pra mim essa música me traz uma vibe muito Green Day, mais emo, o refrão é baixo batera e guitarra o jeito como o Pedro usa a voz, o Chorus todo pega o American Idiot”

Pedro: “Curiosidade também, o início da Letra… Sente o Véu da Lua levantar a galera ficou Caralho Pedrinho, sente o véu da lua, canetou aqui, e Véu da lua é uma Katana do jogo Elden Ring “

QuartEMO: Quando a gente compra uma passagem a gente fica ansioso pela data da viagem, quando vocês lançam Parte 1 de álbum, bem a gente fica ansioso pela parte 2, o que eu posso falar pra acalmar os fãs que querem ela? Rola Spoiler na turnê antes dela?

Pedro: “O complicado de dar spoilers é que temos um produtor que dá bronca na gente quando fazemos isso, mas tenho uma teoria de que no Discord do Grilo tem tudo lá. Às vezes, acabo soltando algum spoiler porque realmente me empolgo em compartilhar; vale a pena conferir.”

Confiram a agenda da Turnê aqui: https://www.ogrilo.com.br/agenda

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-04-18-at-10.45.30-768x1024.jpg

Para finalizar, compartilho minhas impressões sobre essa jornada. Ao chegar no evento de revelação do álbum, havia pouco com que me apegar do que já havia sido mostrado: um single e alguns spoilers nas redes sociais. Mas, como O Grilo disse, “Nós somos uma agência de viagem que não acredita no destino”. Então, quando cheguei lá, decidi embarcar na jornada de conhecer esse álbum, deixei de lado as expectativas e me permiti simplesmente ouvir o que estava ali. Fui surpreendido em vários contextos. Realmente, O Grilo tem amigos verdadeiros e as músicas possuem ritmos que me fazem querer dançar em um dia comum enquanto ando pela casa, mas elas também são ótimas para ouvir no fone de ouvido, encostado no vidro do ônibus, me imaginando em um clipe.

Quem me acompanha nas redes sabe que sou um amante de café da manhã, e para mim o ponto final é sempre, “será que eu posso escutar essa no café da manhã?” e bem, eu posso escutar esse álbum no café da manhã, e ele me fará uma ótima companhia.

Escute o álbum nos seus agregadores favoritos https://awal.uk/tudoaconteceagorapt1

Share This Article
Whatsapp Whatsapp Bluesky Copy Link
Previous Article Conheça Blessthefall: Banda retorna ao Brasil em Maio
Next Article Música, Memória e Luta com Dead Fish: O Lançamento de ‘Labirinto da Memória’, em Porto Alegre
4 Comments 4 Comments
  • Gabi Peranton disse:
    18 de abril de 2024 às 21:21

    Achei incrível trazerem a banda O grilo pro quartemo, acima de qualquer juízo de estilo musical, pq a banda mudou o estilo em diferentes álbuns, e algo me agrada em todos eles. E saber o conceito por onde veio álbum, me agrada mais ainda pq é revoltante vivermos a espera das férias para viajar, e como nesse tempo fugimos da realidade marcada pela exploração, e ao voltar pra ela a tristeza volta a tona… Muito boa a matéria! Ainda absorvendo o álbum, mas por enquanto “já passou” é a minha favorita.

    Responder
  • João Paulo disse:
    19 de abril de 2024 às 11:17

    O Grilo é uma das melhores bandas atuais do Brasil.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2kFollowersLike
3kFollowersFollow
10.1kFollowersPin
- Sponsored-
Ad image

You Might Also Like

CoberturasDestaques

The Devil Wears Prada em São Paulo: Peso, catarse e estréia

RETORNO AO BRASIL Após 13 anos, o The Devil Wears…

4 Min Read
DestaquesEspeciais

Turnstile: Da cena hardcore ao topo das paradas. A reinvenção sonora de um dos maiores destaques da atualidade.

Origens e primeiros passos Formada em 2010 em Baltimore (Estados…

6 Min Read
DestaquesEspeciais

PRESIDENT estreia no Download Festival em clima de mistério

PRESIDENT surgiu do nada. Em um cenário saturado por lançamentos…

3 Min Read
DestaquesEntrevistas

Documentário: A solidão do emo preto

O documentário A SOLIDÃO DO EMO PRETO, de Vidaincerta e…

3 Min Read
Quartemo! e Baile Emo © 2026 Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?